Estamos chegando no final do ano, época de muitas confraternizações e festas...
E quem disse que quem não consome glúten, lactose e ovos não pode comer um delicioso salgado de festa .... ?
Esta receita pode ser utilizada para fazer vários tipos de salgados fritos, basta variar o recheio e formato. Podendo fazer coxinhas, bolinhas de queijo, croquetes de carne, tirolesa e o que mais a sua imaginação e seu paladar permitirem....
A receita original é feita com manteiga, mas os intolerante a lactose e APLV podem substituir por banha na mesma quantidade, o resultado será o mesmo..... uma massa cremosa, que derrete na boca.
Eu utilizei ovo com água para empanar, mas para quem possui alergia ao ovo, basta usar apenas a água para empanar....
Mas chega de tanta conversa e vamos logo pra receita :
Massa:
- 700g de batata cozida e espremida
- 700mL de caldo de frango caseiro
- 60g de manteiga
- 100g de amido de milho
- 200g de farinha de arroz
- sal a gosto
- salsinha picada a gosto
Aquecer o caldo de frango com a manteiga, o sal e a batata até abrir fervura, então acrescentar de uma vez só a farinha e o amido e mexer vigorosamente até a massa desgrudar do fundo da panela, cozinhar por mais uns 2 minutos sem parar de mexer.
Colocar sobre uma superfície lisa e sovar a massa ainda quente, acrescentando a salsinha picada.
Moldar os salgados com a massa ainda morna, usando o recheio de sua preferência. Nas fotos eu fiz bolinhas de queijo, portanto apenas utilizei quadradinhos de mussarela.
Depois de prontos e modelados, empanar passando em uma mistura de 1 ovo batido e 100ml de água e depois em farinha de mandioca peneirada.
Depois é só fritar, eu utilizei banha caseira.
Caso você congele os salgados, passar novamente na farinha de mandioca antes de fritar, para se ter um resultado perfeito.
Espero que gostem!