segunda-feira, 29 de junho de 2015

Água Alcalina

Nosso corpo é composto 60% por água, portanto, ela é a nossa principal matéria prima. Se desejamos ser saudáveis, o primeiro passo em uma reeducação alimentar é saber escolher uma água de qualidade para consumo.
É classificada como alcalina a água que tem o pH maior do que 7, possui teor de cloro e fluor reduzido, não contém metais pesados e nem compostos orgânicos não desejados, mas para se obter os benefícios de saúde e beleza pelo consumo, a água alcalina deve possuir um pH entre 8 e 10, A água mais alcalina contém magnésio, cálcio, potássio, bicarbonato, entre outros minerais que estão envolvidos no equilíbrio ácido básico do organismo. 
A alimentação rica em açúcares, carnes vermelha, gorduras saturadas, hidrogenadas acidificam o sangue em função dos seus resíduos ácidos, e interferem na saúde dos nossos ossos, pois um ph do sangue mais ácido estimula a reabsorção óssea, mecanismo que envolve a ativação de osteoblastos relacionados com a osteoporose. 
Melhor para digestão; combate radicais livres que, em excesso, geram estress oxidativo e que acelera o envelhecimento precoce; auxilia no tratamento de doenças gastrointestinais, pois facilita a eliminação dos ácidos e neutraliza o excesso de acidez produzida, a qual favorece o surgimento do câncer que se prolifera em meio ácido; evita fermentações digestivas por erros alimentares e combate a acidez gástrica provenientes de produtos industrializados e refinados.
Praticantes de atividade físicas intensas como crossfit, treinamento funcional, spinning , e que possuem uma ótima performance e trabalho muscular intenso, produzem grande quantidade de ácido láctico muscular relacionado com a fadiga e dores musculares. A água alcalina ajudará a equilibrar esse processo alcalinizando o sangue após a liberação dessas substâncias produzidas pelo exercício atuando na recuperação muscular.



Você pode fazer a sua: em um galão de 20 litros de água (preferencialmente de fonte natural), acrescentar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de cloreto de magnésio P.A. e 1 colher de sopa de sal rosa do himalaia. Agitar bem e verificar o pH. Se possível, filtrar a mesma em filtro de barro. 

Benefícios da água alcalina

Previne e auxilia no tratamento de problemas de tireoide: estudos confirmam que o consumo excessivo de flúor e cloro prejudica a absorção de iodo e pode interferir negativamente na saúde da tiroide, contribuindo para o hipotireoidismo, uma alteração glandular que facilita o ganho de gordura corporal, baixa a imunidade, produz descontrole na temperatura corporal. 
Previne o câncer: a reação química do cloro com ácidos húmicos e fúlvicos, derivados da decomposição de matéria orgânica proveniente das margens dos rios, resultam nos Trihalometanos ou THM’s, resíduos considerados cancerígenos. Estudos comprovam que o consumo diário de 2 litros de água com THM durante 40 anos aumenta a probabilidade de se contrair câncer de bexiga em 70%. Após 60 anos, em 100%. A alcalinização da água reduz a quantidade dos THM´s, e assim, auxiliam na prevenção do câncer. 
Previne o ressecamento dos cabelos: pois reduz o contato com o cloro 
Auxilia no tratamento da pele: funciona como um adstringente, evitando o ressecamento e proporcionando uma limpeza mais profunda. 
Previne e auxilia no tratamento da osteoporose: a acidose é uma das causas de osteoporose. Quando tomamos líquidos muito ácidos (refrigerantes e águas com pH ácido, por exemplo) cria-se uma situação metabólica no nosso corpo que estimula a perda óssea. Assim, ao ingerirmos uma água alcalina estamos reduzindo a retirada de cálcio dos nossos ossos. 
Tem um poder de hidratação celular muito superior, pois possui minerais adequados à nutrição celular e isso facilita a sua condutibilidade. 
É um potente desintoxicante corporal: uma vez que os íons presentes na água sequestram as toxinas presentes em nosso corpo. 
Melhora a capacidade de reflexo motor em atletas: por produzir uma melhor condutibilidade de impulsos nervoso e maior poder de oxigenação celular. 
Melhora a disposição: pela produção energética que a ionização produz. 
Melhora a capacidade de memória : pela desintoxicação por metais pesados e pelo seu maior poder de oxigenação celular. 


"Somos verdadeiros aquários ambulantes. Se um peixe está doente a gente troca a água e não o aquário. O mesmo acontece com o nosso corpo. Se você está hidratado com uma água de melhor qualidade, a sua saúde melhora." Dr. Lair Ribeiro

Dieta Alcalina

Toda substância pode ser dosada em potencial de hidrogênio (pH), sendo assim classificadas em ácidas, neutras ou básicas. A escala de pH vai de 0 a 14, sendo 0 o índice mais ácido e 14 o mais básico, substâncias com pH igual a 7,0 são classificadas como neutras.

Classificação dos alimentos


Os alimentos são classificados como ácidos ou alcalinos, dependendo do efeito que têm no nosso organismo. É importante ressaltar que esta classificação é baseada no efeito do alimento sobre o organismo após a digestão, e não em seu teor de acidez ou alcalinidade intrínseco. Um equívoco comum é o de que, se um alimento tem sabor ácido, terá um efeito formador de ácido no corpo. Isso nem sempre é verdadeiro, vários alimentos ácidos, após a digestão, tornam o nosso organismo alcalino. As frutas cítricas são um bom exemplo, os limões, por exemplo, são “muito ácidos”, mas na realidade, eles são os principais minerais alcalinizantes, pois após a digestão ajudam a remover os íons de hidrogênio, reduzindo a acidez do corpo.

Efeitos do pH no organismo


O pH ideal do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7,35 – 7,45), abaixo ou acima dessa faixa ocorrem sintomas e doenças.
Um pH ácido pode ser gerado a partir de uma dieta com alimentos formadores de ácidos, estresse emocional, sobrecarga tóxica, reações imunológicas ou qualquer processo que prive as células de oxigênio e outros nutrientes. Naturalmente o organismo irá tentar compensar o pH ácido, usando minerais alcalinos. Se a dieta não contiver sais minerais suficientes para esta compensação, ocorrerá um acumulo de aminoácidos nas células.
Em um organismo ácido ocorre redução da capacidade do corpo de absorver mineral e outros nutrientes, redução da produção de energia nas células, diminuição da capacidade de reparação celular e da capacidade do corpo de se desintoxicar de metais pesados, favorecimento do crescimento de células tumorais, além do corpo se tornar mais suscetível a fadiga e a doença. Um pH sanguíneo de 6.9, o qual é apenas ligeiramente ácido, pode induzir ao coma e até a morte.
Assim como o nosso corpo tem mecanismos para regular a temperatura, de forma que se mantenha num valor determinado, ele faz o mesmo para tentar manter o valor de alcalinidade do sangue em torno do pH 7,3.
Nesses casos, o organismo ativa alguns mecanismos regulatórios, como por exemplo, o “sequestro” do cálcio dos ossosEstas reservas de minerais alcalinos são facilmente consumidas devido ao nosso estilo de vida ocidental, ou seja, a maioria de nós ingere alimentos e bebidas que tem um forte efeito ácidos. Estudos recentes reforçam a ideia de que uma dieta com pH equilibrado, otimiza o metabolismo aumentando a capacidade do organismo de eliminar toxinas, além de diminuir a retenção de líquidos, consequentemente contribuindo com o processo de emagrecimento. É necessário que haja equilíbrio na ingestão de alimentos ácidos e alcalinos, mas também na quantidade de alimento consumido. 
A proposta desta dieta é aumentar o consumo de alimentos ricos em minerais alcalinos (magnésio, potássio, cálcio e sódio) como o óleo de peixe, chá verde, grãos integrais, vegetais e amêndoas, inhame, lentilha, melão, brócolis, repolho, maçã, mamão, frutas cítricas e secas, folhas verdes, legumes, raízes, azeite de oliva, milho verde, abobrinha, quiabo e chuchu cru e de bebidas saudáveis que não contenham cafeína ou açúcar, como suco de vegetal fresco, água destilada, água de limão, chá de ervas, caldo de legumes, entre outros e evitar os alimentos ricos em ácidos como refrigerantes (incluindo água com gás e água tônica), café, chá-preto, açúcar, adoçantes, amendoim, grãos e vegetais ricos em amido (trigo, massas e feijão), farinhas brancas, todos os produtos processados, lácteos e chocolate.



O ideal para o bom funcionamento orgânico é que o paciente não faça a dieta por um período curto de tempo, mas que seja um estilo de alimentação a ser adotado para a vida. Porém é necessário evitar dietas muito restritivas, para que o organismo não seja prejudicado pela falta de outros nutrientes, além de respeitar a individualidade bioquímica e adequar as necessidades nutricionais de cada um, para evitarmos qualquer deficiência, por isso é fundamental ter um acompanhamento de um nutricionista ou médico com experiência no assunto.

“O médico do futuro não dará remédios, mas interessará os pacientes nos cuidados com o corpo humano, a nutrição, e nas causas e prevenções de doenças”. Thomas Edson

A Saúde começa nos Utensílios

A preocupação com a saúde deve começar pelos utensílios utilizados na preparação dos alimentos, por este motivo todos os utensílios utilizados nos produtos comercializados são de inox, silicone ou vidro; apenas quando não há outra possibilidade são utilizados utensílios de acrílico. Isso é feito para evitar a contaminação que ocorre com a utilização de outros materiais, além da eliminação de substâncias prejudiciais à saúde, nos alimentos.





Toda a limpeza dos utensílios e do ambiente é feita de forma natural, sem utilização de nenhum produto derivado de petróleo; presença de cloro ou substâncias artificiais. É realizada com sabão de coco, bicarbonato de sódio, ácido acético (vinagre), limão, álcool, água, carvão vegetal e quando necessário óleos essenciais puros.

Ingredientes Gourmets

A palavra Gourmet significa de alta qualidade e esta é uma de minhas principais preocupações no desenvolvimento e na preparação dos produtos. Os melhores produtos gourmet são oferecidos pela própria natureza e é este o conceito utilizado na confecção dos produtos aqui oferecidos.
Vou agora falar um pouco sobre cada uma das principais matérias primas utilizadas, sendo que todos os produtos são produzidos exclusivamente com esses ingredientes:
  • Água: Água de fonte natural, com posterior filtragem em filtro de barro (tripla filtragem) e garantia de pH acima de 7,5 (Água Alcalina).
  • Sal: Sal Rosa do Himalaia integral, sem adição de iodo.
  • Óleo: Azeite extra virgem com ácidez de 0,3 ou inferior, armazenado em recipientes de vidro escuro; Óleo de Coco extra virgem; Manteiga Ghee de fabricação própria.
  • Ovos: Ovos caipiras e orgânicos. 
  • Açúcar: Açúcar de coco orgânico; Mel de Abelha puro e de procedência garantida. Algumas receitas requerem o uso de açúcar demerara orgânico ou açúcar mascavo. 
  • Leite: Leites Vegetais de produção artesanal e própria, feitos à partir de matérias-primas selecionadas (coco; gergelim; arroz integral; amêndoas; castanha do Pará; castanha de caju; aveia sem glútem).
  • Fermento Químico: Fermento de fabricação própria, feito à partir da mistura de bicarbonato de sódio e cremor tártaro, pois todos os comerciais possuem transgênicos. 
  • Fermento Biológico: Fermento fresco e de fermentação natural. 
  • Chocolate: Cacau em pó puro (100% cacau); nibs de cacau orgânico e pasta de cacau orgânica e prensada à frio.
  • Verduras e Legumes sempre que possível são de origem orgânica. 
  • Temperos sempre que possível são utilizados fresco e orgânicos. 
  • Grãos Germinados: Germinação natural e própria feita de forma artesanal. 
NÃO são utilizados produtos que sejam ou contenham:
  • Glúten 
  • Transgênicos 
  • Soja e derivados 
  • Milho e derivados 
  • Corantes artificiais 
  • Leite de origem animal 
  • Açúcar refinado 
  • Sal refinado (sal de cozinha)

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Um pouco da minha história

Meu nome é Vanessa, sou farmacêutica-bioquímica, formada pela Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão  Preto, com pós-graduação em Nutrição Funcional e venho me especializando na area de culinária e alimentação alcalina, saudável e natural. Há alguns anos venho estudando e mudando meus costumes de vida.
Não consumo glúten, lactose e açúcar refinado, nenhum produto que contenha transgênicos, assim como retirei da alimentação corantes e produtos artificiais. Hoje tento ter uma alimentação mais natural possível e estou caminhando para uma dieta alcalina e crudivera.
Todos os alimentos fabricados por mim, são feitos segundo os meus padrões de alimentação, portanto nenhum deles contém glúten, lactose, açúcar refinado, aditivos, conservantes e corantes. Todos são feitos com água alcalina e sal rosa do himalaia.
Os alimentos são manipulados e fabricados em utensílios de inox, vidro ou silicone para evitar qualquer tipo de resíduo ou contaminação, além das substâncias tóxicas que outros materiais liberam nos alimentos.
As receitas são elaboradas com leites vegetais fabricados por mim e os ovos utilizados são caipiras. Sempre que possível os produtos utilizados são de origem orgânica.
Não existe contaminação cruzada nos alimentos produzidos, pois não há consumo dos produtos alergênicos dentro da minha residência.
Temos opções de receitas sem ovos para veganos e também sem castanhas para aqueles que possuem alergia.
Estou colocando em prática alguns sonhos guardados a muito tempo e só DEUS sabe da realização de poder trabalhar com culinária e ainda ajudar a quem necessita. Levando uma qualidade de vida a todos, não só a quem é obrigado por uma alergia, a fazer essas mudanças