domingo, 18 de junho de 2017

Torta de Mandioquinha Sem Glúten

Aproveitando que a mandioquinha (ou batata baroa como é conhecida em algumas regiões)  abaixou de preço,  pois andava um absurdo,  custando mais de R$ 10,00 o kilo... resolvi fazer uma torta!
Essa massa não leva nenhum tipo de farinha  e fica super delicada e leve, podendo ser recheada com os ingredientes de sua preferência!  Eu fiz um recheio de shitake na manteiga, mas você pode usar a sua imaginação  e rechear com frango desfiado, calabresa, carne moída,  queijo com presunto..... basta usar os ingredientes que tiver em casa e que agradam o seu paladar e o da sua família! 
Mas vamos a receita :

Massa:
- 1kg de mandioquinha cozida e espremida 
-  1/2 xic água do cozimento da mandioquinha 
- 1 cebola bem picada
- sal a gosto
- cheiro verde a gosto 
- 2 colheres sopa de manteiga 
- 3 ovos

Refogar a cebola em um fio de azeite e acrescentar a mandioquinha e a água do cozimento, mexer até formar um purê, acertar o sabor com o sal e acrescentar a manteiga e o cheiro verde. Deve ficar num ponto de purê cremoso. 
Bater os ovos até formar um creme espesso e triplicar de volume. Acrescentar os ovos ao purê de mandioquinha levemente, mexendo com um fuet de baixo pra cima, igual clara em neve, até misturar bem.
Colocar metade da massa em um refratário,  acrescentar o recheio de sua preferência e cobrir com a outra metade da massa.
Se quiser, salpicar parmesão ralado por cima, antes de levar ao forno.
Levar ao forno pré-aquecido à 200°C até dourar.

Recheio de Shitake:
- 400g de shitake fresco (2 bandejas)
- 2 colheres sopa de manteiga 
- sal a gosto

Picar o shitake em tiras e refogar rapidamente da manteiga, cerca de 1 a 2 minutos, acrescentando o sal.
Esse processo é bem rápido,  pois o cogumelo não pode ser muito cozido, para não ficar "borrachudo".


domingo, 11 de junho de 2017

Yakut de Kefir

Quem me conhece sabe que faço uso de Kefir constantemente, assim como de Caspian. Essa receita é uma forma deliciosa de consumir o soro (whey protein) proveniente da dessora desses iogurtes! 
Ele é uma excelente fonte de proteínas, sem contar nos inúmeros benefícios à saúde! 
Essa receita fica muito parecida com o sabor dos "yakuts" comercializados, eu e meu marido adoramos!  Eu faço e deixo na geladeira pra irmos consumindo ao longo do dia... Acaba rápidinho. .... kkkkkk

Para essa receita, eu uso extrato de baunilha,  mas como vocês sabem, eu não gosto muito de coisas industrializadas e, esse estrato que tem no mercado, de baunilha ele não tem nada....😡
Portanto,  eu uso o extrato que eu mesma preparo, eu compro a fava de baunilha, pico com a tesoura em pedaços pequenos, dentro de um vidro e acrescento vodka de boa qualidade, deixo repousar por jo mínimo 30 dias, tampado, pra começar a utilizar. Para esse extrato você pode utilizar cerca de 250 mL de vodka pra cada favo de baunilha,  mas essas medidas são aproximadas e dependem do paladar de cada um.... você pode ir acrescentando mais vodka ao extrato conforme for utilizando.

Mas vamos a receita:
- 500ml soro de kefir
- 200ml iogurte de Kefir ou Caspian 
- 50g açúcar demerara 
- Suco de 2 limões 
- 4 colheres sopa de extrato de baunilha 

Bater todos os ingredientes no liquidificador e levar para gelar. 


Rosquinha de nata sem glútem

Sei que nos dias de hoje é bem difícil conseguir nata... eu guardo do leite que compro para fazer o meu Kefir!  Compro leite direto das vaquinhas. ... Então ainda consigo uma nata....kkkk 
Vou guardando em um vidro no freezer e quando tenho o suficiente, deixo descongelar e faço as rosquinhas! 
Caso você não tenha acesso a este leite puro, pode substituir a nata por uma lata de creme de leite sem soro, mas não se esqueça que tem que ser a lata e olhe os ingredientes. ... tem q ser apenas creme de leite, não pode ser o de caixinha e nem aquelas latas que contém vários ingredientes,  pois aquilo NÃO é creme de leite!

- 1 copo de nata (250 mL)
- 1 gema
- 5 colheres sopa de açúcar demerara 
- 1 colher sopa bicarbonato 
- 100g manteiga 
- 400g amido de milho 

Misturar os cinco primeiros ingredientes e ir acrescentando o amido aos poucos até dar ponto. Fazer as rosquinhas no formato que desejar, o jeito mais fácil é fazendo um cordão e cortar como nhoque.... Colocar na forma antiaderente, ou forrada com papel manteiga ou polvilhada com amido e levar para assar em forno pré aquecimento,  até começar a dourar..... retirar elas branquinhos para não endurecer e para que elas desmanchem na boca!

Se você gosta das rosquinhas mais doces, aumente um pouco a quantidade de açúcar.
A quantidade de amido, é aproximada, pois ele deve ser adicionado aos poucos até o ponto da massa desgrudar das mãos e ficar moldável.